quarta-feira, 16 de abril de 2014

Algumas avós sabiam-na bem....

Papas de aveia


Para alguns isto cheira a infância e aos avós.
Para ser sincera, a minha avó não fazia papas de aveia, fazia as sopas de pão. Eram "buchas" de pão mergulhadas em leite e açúcar.

Mas não me cheirando a infância nem a avós, pode cheirar-me bem e dar apetite. Àqueles a quem a nostalgia atacar, sugiro que ataquem as papas!

A vantagem de comerem as papas ao pequeno-almoço, em vez dos Cheerios ou Fitness, é poderem usufruir de uma refeição caseira, livre de açúcares refinados e de ingredientes muito difíceis de soletrar.

Além disso, a aveia é fenomenal para regular o trânsito intestinal e controlar a saciedade. Também é rica em cálcio, ferro, fibras e vitaminas, por isso é só pontos positivos para a aveia. Uma tigela de papas logo pela manhã e não sentirão vontade de comer até ao almoço.

Para aqueles que forem intolerantes ou sensíveis ao glúten, podem sempre comprar flocos de aveia sem glúten. Há disponíveis na loja Celeiro Dieta, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 cháv. de flocos de aveia
  • 4 cháv. de água
  • 2 c. sopa cheias de geleia de milho
  • 1 maçã aos pedaços
  • 1 punhado de sultanas

Preparação:

1. Levar a ferver 1 chávena de flocos de aveia com as 4 chávenas de água.
2. Assim que levantar fervura, incorporar a maçã partida e as sultanas e mexer bem. (Também podem incluir frutos secos como o caju. Fica uma delícia!)
3. Acrescentar a geleia de milho (também pode ser de trigo ou de arroz) e mexer bem.
4. Deixar cozinhar mais 2 minutos e voilà! Está pronto a ser servido.


Sem comentários:

Enviar um comentário