domingo, 13 de abril de 2014

Um copo de sésamo ao pequeno-almoço

Esta é a primeira publicação deste blogue e poderia pensar-se que tenho de escrever um qualquer texto introdutório ao blogue...
...

E se começar logo por publicar o que quero mesmo? Comida! Quero falar sobre comida e mostrar fotografias de comida e falar de receitas de comida e escrever sobre quão boa a comida é.
Além disso, estou a pensar naquela pessoa que vai descobrir este blogue daqui a... umas publicações à frente... vai descobrir este blogue quando já houver tanta comida para ler e saborear com os olhos que não se vai importar de vir ler o texto introdutório do blogue. Aliás, num blogue com fotografias de comida, quem é que vai querer vir espreitar a primeira publicação que só tem texto? Uma publicação dessas não cheira a cozinha. Até podia cheirar! Se eu fosse um génio literário e transformasse as palavras em rolos da massa, farinha peneirada, pepitas de chocolate e vapor de bolo acabado de sair do forno. Assim sendo, começo já com o meu pequeno-almoço de hoje...

O pequeno-almoço tradicional normalmente inclui o copo de leite com o pão ou na tigela com os cereais. Esta receita mostra-vos que é possível incluir o cálcio na vossa alimentação sem consumirem leite de vaca. (e, na verdade, sem qualquer líquido branco dentro de um copo) Ah! não disse ali na introdução, mas eu não como nada de origem animal.

As sementes de sésamo são ricas em cálcio e em maior abundância que o leite e derivados e, além disso, são ricas em outros minerais como ferro, fósforo, magnésio, em vitaminas E, B1 e B2 e também têm valor proteico (não é só a carne que dá proteína aos nossos corpos).

Também podem encontrar a pasta de sésamo, muito conhecida por Tahin, à venda nos supermercados ou lojas de produtos naturais e é óptimo para barrar no pão ou utilizar em molhos. Futuramente, deixarei aqui a receita para o poderem fazer em casa porque sai bem mais barato.

Panquecas de aveia e sésamo



Ingredientes:

  • flocos de aveia
  • farinha de milho
  • sementes de sésamo tostadas
  • sal marinho
  • água

Preparação:


1. Tostar os flocos de aveia e a farinha numa frigideira. 
2. Misturar as sementes de sésamo, previamente tostadas, com um pouco de água até obter uma pasta homogénea.
3. Incorporar a pasta de sésamo com os flocos e a farinha, acrescentando água até obter a consistência desejada.
4. Acrescentar uma pitada de sal à mistura e envolver muito bem.
5. Aquecer a frigideira com um fio de óleo de grainha de uva ou outro e deitar uma porção da massa, em formato de panqueca.
6. Dourar a panqueca de um lado e outro e voilà!

Acompanhei as minhas panquecas com uma compota de morango caseira* e um chá 3 anos quentinho.

Se as vossas manhãs são autênticas coreografias em que uma perna entra nas calças ao mesmo tempo que arrancam uma bucha ao pão e penteiam o cabelo, sugiro que preparem esta massa na noite anterior. Torna tudo muito mais rápido na manhã seguinte. De qualquer forma, sugiro acordarem um bocadinho mais cedo para se poderem mimar logo pela manhã que é quando o dia começa. O pequeno-almoço é um óptimo mimo.

Bom apetite e aventurem-se no mundo da comida!


*Receita disponível brevemente

Sem comentários:

Enviar um comentário