sábado, 22 de novembro de 2014

Lambuzar sem culpa



Mousse de chocolate com 3 ingredientes
Sem açúcar, sem leite, sem ovos e de comer e chorar por mais! 

A receita é muito simples e é inspirada na receita de Not Guilty Pleasure.

Ingredientes:

1 abacate
3 c. sobremesa cacau em pó
2 c. sopa geleia milho


Preparação:

Misturar tudo até formar uma pasta cremosa.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Caçarola de legumes


Tempo de Inverno pede comida de forno. Além de vos aquecer a cozinha e é menos que se gasta em aquecimento, também vos aquece o estômago. 

Esta é simples. Deu-me para isto e agora não quero outra coisa. É mesmo bom e como não enche, não me farto de comer!

Aqui temos cenoura, beterraba e nabo cortado em pequenos cubos, regados com azeite de qualidade e salpicados com alho picado e salsa seca.

Vai tudo numa caçarola para dentro do forno e assa até estarem macios.

Delíííícia!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Macarrão simples

Macarrão com puré de lentilhas, feijão verde salteado em alho e milho doce na frigideira. Sementes de sésamo pretas a darem o ar de sua graça :-)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Hambúrgueres sem carne

A primeira ideia era fazer as típicas bolinhas macrobióticas de feijão azuki, mas depois acabei por inventar um bocadinho e decidi fazer hambúrgueres.

Ainda não vos vou saber dar a receita exacta porque não tomei nota das medidas e fui acrescentando os ingredientes e provando até me parecer que estava bom.

Digo-vos o que usei e vocês tentem fazer à vossa maneira.
De uma próxima que os faça, aponto tudo ao pormenor para partilhar convosco.

Ingredientes:


  • arroz integral cozido
  • feijão azuki demolhado e cozido com alga kombu
  • salsa
  • cebola
  • alho
  • gengibre em pó
  • piri-piri
  • sal marinho
  • pasta de ameixa umeboshi (não voltarei a usar porque acho que lhe deu um sabor um tanto ou quanto salgado)

Preparação:

Misturar tudo no robot de cozinha e ir provando até estar com o sabor que queremos.
Misturar até fazer uma pasta que dê para amassar em formato de hambúrguer.
Depois untar uma frigideira com um fio de azeite e dourar os hambúrgueres de um lado e outro.






Fiquei surpreendida com o aspecto deles. Assim que os pus na frigideira, pareceram-me imediatamente hambúrgueres de porco! A diferença é que estes permitem que o porquinho viva a sua vidinha sã e feliz!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tapas time!

Acabou um dia de trabalho aborrecido, monótono e irritante. Chegam a casa. A casa está tranquila e só apetece mesmo descalçar os sapatos e trocar a roupa de trabalho por um vestido fresco. A cama ainda está desfeita que a correria da manhã não deixou espaço para a fazer. Há luz no quarto e abrem a porta para entrar fresquinha. Só dá mesmo vontade de esticar o corpo no colchão e respirar fundo.

Mas são oito da noite e há que jantar. Não há muita fome com este calor e, na verdade, já aproveitaram para fechar os olhos e respirar fundo, enquanto estavam estendidos na cama, e já são 21h! Não há tempo nem pachorra para cozinhar.

Vou até à cozinha. Abro armários e frigorífico e vasculho...
Sobrou um tofu com caril da noite anterior. Há umas galetes de milho na despensa. Manteiga de sésamo (tahin) e queijo tofutti no frigorífico. Será? Vamos experimentar...


Tofu com caril, queijo e manteiga de sésamo em galetes de milho


DELÍCIA!

Acompanhei com uma sopa vermelha* e um episódio de Breaking Bad.


*Receita para breve

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sobremesa em 2 tempos

Eis a sobremesa mais fácil de fazer. Podem fazer isto com qualquer fruta, é só usar a criatividade. Quando não há muito no frigorífico ou até estão sem paciência para elaborar algo mais complicado... apresento-vos...

Meloa com iogurte e cereais de trigo tostados


Dispensa explicações. É só copiar e lambuzar!



domingo, 20 de julho de 2014

Manteiga de amendoim



O amendoim é rico em niacina (vitamina B3) que ajuda a reduzir o colesterol, ácido fólico que é uma das grandes preocupações nas grávidas e óptimo para o desenvolvimento saudável das nossas células e manganésio para uma boa digestão e uma boa estrutura óssea.

Tenham em atenção que a manteiga de amendoim dos supermercados é algo bastante diferente do que SÓ amendoim feito em pasta. A vantagem de fazerem a vossa própria é terem a certeza do que estão a comer (e é bem mais saudável), pouparem alguns tostões e terem o prazer especial de ter sido feito por vós.


Ingredientes:

  • Amendoim (quantidade desejada)
  • Tâmaras (opcional)

Preparação:

Triturem os amendoins naturais e descascados num robô de cozinha até ir formando a pasta desejada.

A massa vai ficando pegada às paredes do robô, por isso usem uma espátula para ajudar. O processo pode ser um pouco demorado, mas vão desligando o robô e usando a espátula para que a pasta possa ir sendo misturada de forma homogénea. (à semelhança do tahin)

As tâmaras servem para dar um sabor mais adocicado à manteiga. Poderiam usar açúcar, mas as tâmaras (ou ameixas) adoçam e são mais saudáveis. Além disso, com a trituração nem se vão notar. A ideia é ficar mesmo uma pasta completamente homogénea como vêem na imagem.

Há também quem adicione um pouco de gordura, como o azeite, mas o próprio amendoim tem um óleo natural e no processo de trituração faz-se notar. Eu não acrescentei nenhum tipo de gordura à minha manteiga e ficou deliciosa.

Bom proveito!

http://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4355/2