terça-feira, 21 de outubro de 2014

Macarrão simples

Macarrão com puré de lentilhas, feijão verde salteado em alho e milho doce na frigideira. Sementes de sésamo pretas a darem o ar de sua graça :-)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Hambúrgueres sem carne

A primeira ideia era fazer as típicas bolinhas macrobióticas de feijão azuki, mas depois acabei por inventar um bocadinho e decidi fazer hambúrgueres.

Ainda não vos vou saber dar a receita exacta porque não tomei nota das medidas e fui acrescentando os ingredientes e provando até me parecer que estava bom.

Digo-vos o que usei e vocês tentem fazer à vossa maneira.
De uma próxima que os faça, aponto tudo ao pormenor para partilhar convosco.

Ingredientes:


  • arroz integral cozido
  • feijão azuki demolhado e cozido com alga kombu
  • salsa
  • cebola
  • alho
  • gengibre em pó
  • piri-piri
  • sal marinho
  • pasta de ameixa umeboshi (não voltarei a usar porque acho que lhe deu um sabor um tanto ou quanto salgado)

Preparação:

Misturar tudo no robot de cozinha e ir provando até estar com o sabor que queremos.
Misturar até fazer uma pasta que dê para amassar em formato de hambúrguer.
Depois untar uma frigideira com um fio de azeite e dourar os hambúrgueres de um lado e outro.






Fiquei surpreendida com o aspecto deles. Assim que os pus na frigideira, pareceram-me imediatamente hambúrgueres de porco! A diferença é que estes permitem que o porquinho viva a sua vidinha sã e feliz!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tapas time!

Acabou um dia de trabalho aborrecido, monótono e irritante. Chegam a casa. A casa está tranquila e só apetece mesmo descalçar os sapatos e trocar a roupa de trabalho por um vestido fresco. A cama ainda está desfeita que a correria da manhã não deixou espaço para a fazer. Há luz no quarto e abrem a porta para entrar fresquinha. Só dá mesmo vontade de esticar o corpo no colchão e respirar fundo.

Mas são oito da noite e há que jantar. Não há muita fome com este calor e, na verdade, já aproveitaram para fechar os olhos e respirar fundo, enquanto estavam estendidos na cama, e já são 21h! Não há tempo nem pachorra para cozinhar.

Vou até à cozinha. Abro armários e frigorífico e vasculho...
Sobrou um tofu com caril da noite anterior. Há umas galetes de milho na despensa. Manteiga de sésamo (tahin) e queijo tofutti no frigorífico. Será? Vamos experimentar...


Tofu com caril, queijo e manteiga de sésamo em galetes de milho


DELÍCIA!

Acompanhei com uma sopa vermelha* e um episódio de Breaking Bad.


*Receita para breve

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sobremesa em 2 tempos

Eis a sobremesa mais fácil de fazer. Podem fazer isto com qualquer fruta, é só usar a criatividade. Quando não há muito no frigorífico ou até estão sem paciência para elaborar algo mais complicado... apresento-vos...

Meloa com iogurte e cereais de trigo tostados


Dispensa explicações. É só copiar e lambuzar!



domingo, 20 de julho de 2014

Manteiga de amendoim



O amendoim é rico em niacina (vitamina B3) que ajuda a reduzir o colesterol, ácido fólico que é uma das grandes preocupações nas grávidas e óptimo para o desenvolvimento saudável das nossas células e manganésio para uma boa digestão e uma boa estrutura óssea.

Tenham em atenção que a manteiga de amendoim dos supermercados é algo bastante diferente do que SÓ amendoim feito em pasta. A vantagem de fazerem a vossa própria é terem a certeza do que estão a comer (e é bem mais saudável), pouparem alguns tostões e terem o prazer especial de ter sido feito por vós.


Ingredientes:

  • Amendoim (quantidade desejada)
  • Tâmaras (opcional)

Preparação:

Triturem os amendoins naturais e descascados num robô de cozinha até ir formando a pasta desejada.

A massa vai ficando pegada às paredes do robô, por isso usem uma espátula para ajudar. O processo pode ser um pouco demorado, mas vão desligando o robô e usando a espátula para que a pasta possa ir sendo misturada de forma homogénea. (à semelhança do tahin)

As tâmaras servem para dar um sabor mais adocicado à manteiga. Poderiam usar açúcar, mas as tâmaras (ou ameixas) adoçam e são mais saudáveis. Além disso, com a trituração nem se vão notar. A ideia é ficar mesmo uma pasta completamente homogénea como vêem na imagem.

Há também quem adicione um pouco de gordura, como o azeite, mas o próprio amendoim tem um óleo natural e no processo de trituração faz-se notar. Eu não acrescentei nenhum tipo de gordura à minha manteiga e ficou deliciosa.

Bom proveito!

http://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4355/2


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Peanut Butter and Jelly Sandwich

Ter um robot de cozinha é fenomenal! Podemos triturar uma catrosada de coisas e fazer manteigas e pastas deliciosas. Desta vez fiz manteiga de amendoim! Fiz a minha própria manteiga de amendoim caseira e está uma delícia. Além disso fiz doce de cereja. Há que aproveitar a fruta da época e que coisa mais docinha me saiu, mesmo usando pouco açúcar (mascavado, sempre!).

E tendo uma pessoa manteiga de amendoim e geleia à mão, o que é que faz? O clássico americano, ora claro está: sandes de manteiga de amendoim e geleia. Acompanhado por um copo gelado de bebida de soja.

Para breve a receita da manteiga de amendoim. Para já, apeteceu mesmo foi partilhar a maravilha de pequeno-almoço que tive.



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tahin caseiro

Inspirada pela Maria do The Love Food, decidi fazer o meu próprio tahin (finalmente!).


Imensas receitas usam tahin e é uma delícia, mas a verdade é que este produto não é muito barato. No Continente, por exemplo, um frasco de 230gr custa 3,89€; por outro lado, as sementes de sésamo podem ser encontradas a um preço bastante mais acessível: uma embalagem de 200gr por 1,69€.

Depois basta mesmo é dispensar algum do nosso tempo na cozinha para conseguirmos ter esta pasta maravilhosa. Não dá assim tanto trabalho e é sempre óptimo ter destas coisas caseiras em casa. Sabemos de onde veio, como foi feito e ainda temos aquele gostinho especial de ter sido feito por nós.

Ingredientes:

  • 200g sementes de sésamo (para 200g de tahin)

Preparação:

1. Tostem as sementes de sésamo numa frigideira até ganharem cor e começarem a cheirar mesmo bem.

2. Desliguem o fogo e despejem as sementes numa taça ou prato para arrefecerem.


  
3. Assim que estiverem frias/mornas, usem um robot de cozinha ou triturador para as moer e fazer uma pasta.

4. A pasta que se começa a formar poderá ser difícil de continuar a triturar, mas utilizem a espátula para raspar as laterais e voltem à carga até a pasta se transformar num creme, muito semelhante ao que se compra nas lojas.


A Maria aconselha a utilização de azeite caso as sementes não se transformem num creme, mas no meu caso não foi necessário.


Estamos prontos para usar o tahin nas mais diversas receitas, desde molhos a cremes, pastas, temperos. Vou já pôr o grão-de-bico de molho para experimentar uma receita de húmus mais tarde.


O tahin é uma fonte nutricional excelente! É rico em minerais e vitaminas e o seu uso na culinária é muito versátil. O tahin ou as sementes de sésamo são uma boa fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio e de vitaminas como a tiamina (vitamina B1), a niacina (vitamina B3) e o ácido fólico (vitamina B9).

Alimento excelente para incluir na nossa dieta. Promove o crescimento dos glóbulos vermelhos, é bom para combater a anemia e uma boa ajuda ao tónus muscular e à digestão. Vá, toca a procurar receitas para usá-lo!


Mais informação: 
http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3146/2
http://www.livestrong.com/article/445899-the-health-benefits-of-tahini/