Macarrão com puré de lentilhas, feijão verde salteado em alho e milho doce na frigideira. Sementes de sésamo pretas a darem o ar de sua graça :-)
terça-feira, 21 de outubro de 2014
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Hambúrgueres sem carne
A primeira ideia era fazer as típicas bolinhas macrobióticas de feijão azuki, mas depois acabei por inventar um bocadinho e decidi fazer hambúrgueres.
Ainda não vos vou saber dar a receita exacta porque não tomei nota das medidas e fui acrescentando os ingredientes e provando até me parecer que estava bom.
Digo-vos o que usei e vocês tentem fazer à vossa maneira.
De uma próxima que os faça, aponto tudo ao pormenor para partilhar convosco.
Misturar até fazer uma pasta que dê para amassar em formato de hambúrguer.
Depois untar uma frigideira com um fio de azeite e dourar os hambúrgueres de um lado e outro.
Fiquei surpreendida com o aspecto deles. Assim que os pus na frigideira, pareceram-me imediatamente hambúrgueres de porco! A diferença é que estes permitem que o porquinho viva a sua vidinha sã e feliz!
Ainda não vos vou saber dar a receita exacta porque não tomei nota das medidas e fui acrescentando os ingredientes e provando até me parecer que estava bom.
Digo-vos o que usei e vocês tentem fazer à vossa maneira.
De uma próxima que os faça, aponto tudo ao pormenor para partilhar convosco.
Ingredientes:
- arroz integral cozido
- feijão azuki demolhado e cozido com alga kombu
- salsa
- cebola
- alho
- gengibre em pó
- piri-piri
- sal marinho
- pasta de ameixa umeboshi (não voltarei a usar porque acho que lhe deu um sabor um tanto ou quanto salgado)
Preparação:
Misturar tudo no robot de cozinha e ir provando até estar com o sabor que queremos.Misturar até fazer uma pasta que dê para amassar em formato de hambúrguer.
Depois untar uma frigideira com um fio de azeite e dourar os hambúrgueres de um lado e outro.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Tapas time!
Acabou um dia de trabalho aborrecido, monótono e irritante. Chegam a casa. A casa está tranquila e só apetece mesmo descalçar os sapatos e trocar a roupa de trabalho por um vestido fresco. A cama ainda está desfeita que a correria da manhã não deixou espaço para a fazer. Há luz no quarto e abrem a porta para entrar fresquinha. Só dá mesmo vontade de esticar o corpo no colchão e respirar fundo.
Mas são oito da noite e há que jantar. Não há muita fome com este calor e, na verdade, já aproveitaram para fechar os olhos e respirar fundo, enquanto estavam estendidos na cama, e já são 21h! Não há tempo nem pachorra para cozinhar.
Vou até à cozinha. Abro armários e frigorífico e vasculho...
Sobrou um tofu com caril da noite anterior. Há umas galetes de milho na despensa. Manteiga de sésamo (tahin) e queijo tofutti no frigorífico. Será? Vamos experimentar...
DELÍCIA!
Acompanhei com uma sopa vermelha* e um episódio de Breaking Bad.
*Receita para breve
Mas são oito da noite e há que jantar. Não há muita fome com este calor e, na verdade, já aproveitaram para fechar os olhos e respirar fundo, enquanto estavam estendidos na cama, e já são 21h! Não há tempo nem pachorra para cozinhar.
Vou até à cozinha. Abro armários e frigorífico e vasculho...
Sobrou um tofu com caril da noite anterior. Há umas galetes de milho na despensa. Manteiga de sésamo (tahin) e queijo tofutti no frigorífico. Será? Vamos experimentar...
Tofu com caril, queijo e manteiga de sésamo em galetes de milho
DELÍCIA!
Acompanhei com uma sopa vermelha* e um episódio de Breaking Bad.
*Receita para breve
quinta-feira, 31 de julho de 2014
Sobremesa em 2 tempos
Eis a sobremesa mais fácil de fazer. Podem fazer isto com qualquer fruta, é só usar a criatividade. Quando não há muito no frigorífico ou até estão sem paciência para elaborar algo mais complicado... apresento-vos...
Meloa com iogurte e cereais de trigo tostados
Dispensa explicações. É só copiar e lambuzar!
domingo, 20 de julho de 2014
Manteiga de amendoim
O amendoim é rico em niacina (vitamina B3) que ajuda a reduzir o colesterol, ácido fólico que é uma das grandes preocupações nas grávidas e óptimo para o desenvolvimento saudável das nossas células e manganésio para uma boa digestão e uma boa estrutura óssea.
Tenham em atenção que a manteiga de amendoim dos supermercados é algo bastante diferente do que SÓ amendoim feito em pasta. A vantagem de fazerem a vossa própria é terem a certeza do que estão a comer (e é bem mais saudável), pouparem alguns tostões e terem o prazer especial de ter sido feito por vós.
Ingredientes:
- Amendoim (quantidade desejada)
- Tâmaras (opcional)
Preparação:
Triturem os amendoins naturais e descascados num robô de cozinha até ir formando a pasta desejada.
A massa vai ficando pegada às paredes do robô, por isso usem uma espátula para ajudar. O processo pode ser um pouco demorado, mas vão desligando o robô e usando a espátula para que a pasta possa ir sendo misturada de forma homogénea. (à semelhança do tahin)
As tâmaras servem para dar um sabor mais adocicado à manteiga. Poderiam usar açúcar, mas as tâmaras (ou ameixas) adoçam e são mais saudáveis. Além disso, com a trituração nem se vão notar. A ideia é ficar mesmo uma pasta completamente homogénea como vêem na imagem.
Há também quem adicione um pouco de gordura, como o azeite, mas o próprio amendoim tem um óleo natural e no processo de trituração faz-se notar. Eu não acrescentei nenhum tipo de gordura à minha manteiga e ficou deliciosa.
Bom proveito!
http://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4355/2
http://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4355/2
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Peanut Butter and Jelly Sandwich
Ter um robot de cozinha é fenomenal! Podemos triturar uma catrosada de coisas e fazer manteigas e pastas deliciosas. Desta vez fiz manteiga de amendoim! Fiz a minha própria manteiga de amendoim caseira e está uma delícia. Além disso fiz doce de cereja. Há que aproveitar a fruta da época e que coisa mais docinha me saiu, mesmo usando pouco açúcar (mascavado, sempre!).
E tendo uma pessoa manteiga de amendoim e geleia à mão, o que é que faz? O clássico americano, ora claro está: sandes de manteiga de amendoim e geleia. Acompanhado por um copo gelado de bebida de soja.
Para breve a receita da manteiga de amendoim. Para já, apeteceu mesmo foi partilhar a maravilha de pequeno-almoço que tive.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Tahin caseiro
Inspirada pela Maria do The Love Food, decidi fazer o meu próprio tahin (finalmente!).
Imensas receitas usam tahin e é uma delícia, mas a verdade é que este produto não é muito barato. No Continente, por exemplo, um frasco de 230gr custa 3,89€; por outro lado, as sementes de sésamo podem ser encontradas a um preço bastante mais acessível: uma embalagem de 200gr por 1,69€.
Depois basta mesmo é dispensar algum do nosso tempo na cozinha para conseguirmos ter esta pasta maravilhosa. Não dá assim tanto trabalho e é sempre óptimo ter destas coisas caseiras em casa. Sabemos de onde veio, como foi feito e ainda temos aquele gostinho especial de ter sido feito por nós.
2. Desliguem o fogo e despejem as sementes numa taça ou prato para arrefecerem.
A Maria aconselha a utilização de azeite caso as sementes não se transformem num creme, mas no meu caso não foi necessário.
Estamos prontos para usar o tahin nas mais diversas receitas, desde molhos a cremes, pastas, temperos. Vou já pôr o grão-de-bico de molho para experimentar uma receita de húmus mais tarde.
O tahin é uma fonte nutricional excelente! É rico em minerais e vitaminas e o seu uso na culinária é muito versátil. O tahin ou as sementes de sésamo são uma boa fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio e de vitaminas como a tiamina (vitamina B1), a niacina (vitamina B3) e o ácido fólico (vitamina B9).
Alimento excelente para incluir na nossa dieta. Promove o crescimento dos glóbulos vermelhos, é bom para combater a anemia e uma boa ajuda ao tónus muscular e à digestão. Vá, toca a procurar receitas para usá-lo!
Depois basta mesmo é dispensar algum do nosso tempo na cozinha para conseguirmos ter esta pasta maravilhosa. Não dá assim tanto trabalho e é sempre óptimo ter destas coisas caseiras em casa. Sabemos de onde veio, como foi feito e ainda temos aquele gostinho especial de ter sido feito por nós.
Ingredientes:
- 200g sementes de sésamo (para 200g de tahin)
Preparação:
1. Tostem as sementes de sésamo numa frigideira até ganharem cor e começarem a cheirar mesmo bem.2. Desliguem o fogo e despejem as sementes numa taça ou prato para arrefecerem.
3. Assim que estiverem frias/mornas, usem um robot de cozinha ou triturador para as moer e fazer uma pasta.
4. A pasta que se começa a formar poderá ser difícil de continuar a triturar, mas utilizem a espátula para raspar as laterais e voltem à carga até a pasta se transformar num creme, muito semelhante ao que se compra nas lojas.
O tahin é uma fonte nutricional excelente! É rico em minerais e vitaminas e o seu uso na culinária é muito versátil. O tahin ou as sementes de sésamo são uma boa fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio e de vitaminas como a tiamina (vitamina B1), a niacina (vitamina B3) e o ácido fólico (vitamina B9).
Alimento excelente para incluir na nossa dieta. Promove o crescimento dos glóbulos vermelhos, é bom para combater a anemia e uma boa ajuda ao tónus muscular e à digestão. Vá, toca a procurar receitas para usá-lo!
Mais informação:
http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3146/2
http://www.livestrong.com/article/445899-the-health-benefits-of-tahini/
Subscrever:
Mensagens (Atom)